• contato@treznaseguros.com.br
  • (41) 4101-1912 | (41) 9 9607-7395

Seguro de Vida (Pessoa Física)

Seguro de Vida (Pessoa Física)

Seguro de vida: trata-se de um tipo de seguro que se propõe a garantir a segurança financeira dos familiares do contratante em caso de morte. Os tipos de apólices podem variar de seguradora para seguradora, mas, em geral, podem ser contratados de forma individual ou coletiva, com as empresas oferecendo esse benefício aos colaboradores. Da mesma forma, a cobertura e os valores de indenizações podem variar conforme o agente segurador.

Mas e as outras situações em que um seguro de vida garante cobertura? Saiba que ele pode ser um excelente investimento em casos de invalidez ou de doenças graves — até mesmo terminais.


Opções de Coberturas a serem contratadas


Diária por Incapacidade Temporária (DIT) com LER, DORT e hérnias

Se você ficar impossibilitado de trabalhar durante um período por causa de uma doença ou acidente, coberto pelo seguro, receberá uma diária enquanto estiver em tratamento, até o limite de diárias contratado, inclusive se tiver Lesão por Esforço Repetitivo (LER), Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho (DORT) ou Hérnias.


Diária por Internação Hospitalar (DIH)

Caso fique impossibilitado, por período temporário, devido à doença ou acidente coberto, você receberá uma indenização para cada dia de internação hospitalar com base no valor contratado.


Doenças graves

Se você tiver um diagnóstico definitivo de uma das doenças graves cobertas pelo plano, receberá o valor contratado para iniciar o tratamento médico, ou utilizar o dinheiro de acordo com a sua preferência.


Extensão de cobertura para o cônjuge

Caso o seu cônjuge venha a faltar, se você optou por contratar a cobertura adicional para ele, os seus dependentes estarão protegidos.


Invalidez (IPA/ IPTA/ IFPD/ IFPDA/ IPAM)

Aqui temos cinco tipos de coberturas para invalidez disponíveis para você. Entenda cada uma delas e saiba qual é a mais adequada para a sua necessidade.


Morte

Se você vier a faltar por causa de um acidente ou doença, a pessoa que você escolheu como beneficiário receberá o valor contratado.


Seguro de Assistência Funeral (SAF)

O SAF garante a realização ou pagamento das despesas do funeral até o limite contratado, em caso de sua morte, seu cônjuge e filhos menores de 21 anos, conforme plano escolhido (individual ou familiar). A prestação de serviço é feita por profissionais experientes, que cuidam de todos os procedimentos em um momento delicado.


Transplante de Órgãos

Você receberá uma indenização caso necessite de transplante de córnea, rins, fígado, coração ou medula óssea.


A previdência privada é

Uma aposentadoria sem conexão alguma com o INSS. Complementar à previdência social, esse investimento é regulado pela Superintendência dos Seguros Privados (SUSEP), criado e gerido por entidades especializadas. Ao injetar dinheiro em um plano de previdência, seu capital será gerido por especialistas no mercado financeiro, que vão manejá-lo segundo as peculiaridades do fundo. Na previdência privada, diferentemente do INSS, você contribui o quanto quiser, com a periodicidade e pelo tempo que desejar. Ao final do período contributivo, você pode optar por receber o valor de uma vez ou sob a forma de renda.


Existem dois tipos de previdência privada:


PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre)

Permite que os valores aplicados sejam deduzidos da Declaração Anual de Ajuste de IRPF, desde que esse montante não ultrapasse 12% da renda bruta anual tributável.

Mais indicado a quem faz declaração pelo modelo completo. Por outro lado, no momento do resgate, o Imposto de Renda será incidido sobre o total aplicado.


VGBL (Vida Gerador de Benefício Livre)

Não apresenta essa vantagem dedutiva. Entretanto, no ato do resgate, o imposto incidirá apenas sobre os rendimentos, não sobre o total. Ideal para quem é isento de IR ou faz declaração segundo o modelo simplificado.


Quais são as vantagens e desvantagens da previdência privada?


Vantagens

- Diferentemente da renda fixa, é voltada exclusivamente para preencher as necessidades de uma futura aposentadoria.

- Liberdade total ao investidor: é possível aportar os valores que quiser, no prazo que quiser e pelo tempo que desejar.

- Rentabilidade superior a muitos dos investimentos em renda fixa (como caderneta de poupança e, atualmente, Tesouro Selic e CDB pós-fixado).

- Opções de tributação: conta com duas tabelas, a progressiva (mesmas alíquotas aplicadas ao salário, até 27,5%) e a regressiva (tabela especial à previdência, que prevê tributação de 10% para investimentos mantidos após 10 anos).

- Portabilidade: permite a migração dos recursos para qualquer outro plano de previdência, desde que seja de mesma modalidade.

- Não entra no inventário e não exige pagamento de ITCMD (os valores são liberados mais rapidamente aos herdeiros).


Desvantagens

- Pode ter taxas elevadas: na hora de decidir entre renda fixa ou previdência privada, é preciso pesquisar atentamente os diversos planos do mercado, dado que alguns cobram taxa de carregamento (de 0 a 2% a cada depósito) e taxa de administração (1,5% a 2,5% a.a.).

- Resgate antecipado na tabela regressiva é desvantajoso: investimentos de até 2 anos sofrem 35% de IR; após 10 anos, esse percentual cai para 10%.

Gostou desta informação? Que tal compartilhá-la?